Nosso sócio Alexandre Albuquerque, especialista em Direito Tributário, participou do debate da Super Manhã, da Rádio Jornal, sobre ‘As contas do Brasil’, em 12 de dezembro, que abordou o cenário econômico e fiscal do país na transição do final do ano.
Um mês após o programa ter ido ao ar, os temas debatidos seguem atuais: a conversa girou em torno dos modelos de gasto dos governos federal e estaduais e da necessidade de reformas administrativa e tributária que já são discutidas há mais de 30 anos.
Com a condução do comunicador Wagner Gomes, também participaram da conversa o Doutor em Economia e sócio-diretor da Consultoria Econômica e Planejamento – CEPLAN, Jorge Jatobá; e o economista e professor universitário, Edgard Leonardo.
O advogado Alexandre Albuquerque reforçou a necessidade de rever as contas públicas e questionou o modelo tributário atual, no qual cerca de 44% dos impostos incidem sobre o consumo, gerando uma injustiça fiscal. “Estamos entre os quatro países que menos tributam a renda”, lembra Albuquerque.
Sobre a reforma tributária, Alexandre reforça que é necessário um ambiente de confiança para que as mudanças sejam implementadas. “Ainda não temos um ambiente propício, apesar de necessário”, conclui.
O podcast completo do programa pode ser escutado através do endereço: https://radiojornal.ne10.uol.com.br/podcasts/debate-da-super-manha/2022/12/15139876-as-contas-do-brasil.html.