O Plenário da Câmara se transforma em comissão geral nesta terça-feira (19) para discutir o tratamento dado a notícias reconhecidamente falsas, as chamadas fake news. O pedido do debate é do deputado Hildo Rocha (MDB-MA).
Ele chama a atenção para a finalidade dessas notícias “destinadas a ferir a dignidade de pessoas públicas e comprometer a legitimidade de instituições e processos políticos”. Para Hildo Rocha, é preocupante para a democracia que a veiculação e reprodução em grande escala de notícias reconhecidamente falsas sejam práticas cada vez mais utilizadas no embate político.
“Dando a aparência de veracidade e legitimidade a relatos inverídicos, ofensivos ou destinados a distorcer a interpretação da conjuntura política. O uso desse recurso não deve ser visto de forma ingênua. Há evidências de intervenções, inclusive oriundas de outros países, em processos eleitorais ou de consulta popular nos EUA e em vários países da Europa”, destacou.
Foram convidados para a comissão geral o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux; o diretor de Políticas Públicas do Google, Marcel Leonard; entre outros.
A comissão geral ocorre a partir das 9h30 no Plenário da Câmara.