Termina hoje o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2018. A Receita Federal espera receber 28,8 milhões de declarações. Segundo os dados mais recentes do órgão, 24.895.403 contribuintes enviaram a declaração até as 16h de ontem (29), o que equivale a 87% do total.

Quem ainda não entregou não precisa entrar em pânico. Mas é necessário correr: quem não enviar a declaração pagará multa no valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% sobre o imposto devido.

Para os contribuintes que ainda não conseguiram todos os documentos necessários para a declaração, o advogado tributarista Alexandre Albuquerque, do escritório Ivo Barboza & Advogados Associados, indica entregar a declaração incompleta e depois fazer uma declaração retificadora. “Ainda que não tenha todas as informações para fazer a declaração, é melhor entregar hoje e depois fazer a substituição, completando com alguma renda que ficou de fora, alguma despesa que não foi localizada”, sugere.

A entrega da declaração retificadora não significa necessariamente que o contribuinte vá automaticamente para a malha fina da Receita Federal. O prazo para fazer a retificação é de cinco anos. “É importante que o contribuinte realize o processo o quanto antes, para não esquecer ou perder algum documento importante e também para diminuir o risco de cair na malha fina”, alerta Alexandre Albuquerque.

Para enviar uma declaração retificadora o procedimento é o mesmo da declaração comum, a ressalva é que no campo “Identificação do Contribuinte”, deve ser informado que a declaração é retificadora.

Outro cuidado que deve ser tomado é não esquecer de entregar a declaração retificadora no mesmo modelo, completo ou simplificado, que foi usado para a declaração original. É imprescindível também que o contribuinte guarde o número do recibo de entrega da declaração pois ele será fundamental para fazer retificadora.